São João Baptista é uma das mais populares festas de romaria da ilha de Santo Antão. A festa realiza-se entre os dias 23 e 25 de junho na cidade do Porto Novo, com o seu ponto alto no dia 23 com a peregrinação a localidade de Ribeira das Patas onde o sagrado e o profano se misturam.

Pelo som dos tambores, apitos e vozes que convidam à dança (kola san jon) a qual o golpe da umbigada se repete num movimento contínuo que é colorido com rosários, os navios e com outros artefactos. O “Kola San Jon” é uma prática expressiva e performativa que se alia à componente religiosa da festa.

Ainda em Santo Antão pode festejar em Coculi a festa de Santa Cruz a 3 de Maio, Santo António das Pombas a 13 de Junho no Paúl, São Pedro em Chã d’ Igreja a 29 de Junho, Nossa Senhora da Piedade em janela a 15 de Agosto, Nossa Senhora do Livramento em Ponta do Sol a 24 de Setembro e Nossa Sra do Rosário na cidade da Ribeira Grande a 07 de outubro. Festaja-se também o carnaval com, especial beleza no Paul e Ponta do Sol.