A ILHA DO MONTE CARA

Cesária Évora, que nos dá as boas vindas à ilha se aqui chegarmos através do aeroporto internacional batizado com o seu nome. A sua estátua ali colocada, não é por acaso. Eis-nos em São Vicente! Terra da maior embaixadora de Cabo Verde. Ilha criativa, berço de músicos, atores, artistas plásticos; escritores. Ilha do Monte Cara debruçado sobre uma das mais belas baías do mundo. O encanto de S. Vicente é inesgotável e surpreendente. Mindelo, a capital da ilha, um charme de cidade, que sabe receber.

O convite é para se deixar ir, a pé, pela ruas e ruelas, conhecer cada recanto, conviver com os habitantes, sentar-se numa esplanada, ouvir música, mergulhar na Laginha. Parar e desfrutar. Talvez depois, zarpar à descoberta da ilha, por uma estrada panorâmica que recorta a zona costeira, com miradouros que oferecem vistas de cortar a respiração. Neste percurso chegará a algumas das mais belas praias da ilha. Praia Grande; Calhau ou a obrigatória Baía das Gatas, palco do maior festival de música do país.

ONDE FICAR

A verdadeira essência de São Vicente reflete-se nos seus alojamentos. A ilha tem uma oferta variada de hotéis que se destacam pelo bom gosto e diferenciação. A cidade do Mindelo tem várias unidades que tiram partido da magnífica vista sobre a baía e também pequenos hotéis de charme e hotéis boutique que proporcionam aos visitantes uma estadia única. Na zona de São Pedro situa-se um hotel totalmente ecológico com vista sobre o mar.

ONDE COMER

Peixe fresco, búzios e marisco fazem parte da dieta cabo-verdiana e em São Vicente pode encontrá-los em muitos restaurantes. No Mindelo há, também, propostas variadas de cozinha internacional.

ONDE COMPRAR

São Vicente é uma ilha rica em artesanato e artes plásticas. Há várias lojas com estes artigos na cidade, mas o visitante pode também ir diretamente aos ateliers e comprar aos artistas. A ilha oferece também produtos de cosmética natural “Made in Cabo Verde”.

A NÃO PERDER

Praça Nova, Centro Nacional de Artesanato e Design, Casa-Museu Cesária Évora, Torre de Belém, Centro Cultural do Mindelo, Rua de Lisboa, Praia da Laginha, Fortim D’el Rey, Mercado Municipal do Mindelo, Marina da Baía do Porto Grande, Baía das Gatas, Calhau, Parque Natural de Monte Verde.

SÃO VICENTE DOS GRANDES EVENTOS

Já cantava Cesária Évora que “São Vicente é um brasilin” e não há dúvida que o Carnaval transforma a ilha num “pequeno Brasil”. O carnaval mindelense é a maior atração turística da ilha do Monte Cara. Um ex libris de cor, música, glamour e folia. Celebra-se durante uma semana inteira, de dia e de noite, com desfiles das escolas de samba; festas; ensaios abertos ao público e muita animação.

Uma das melhores épocas do ano para visitar São Vicente. “Oli kavala fresk” é este o pregão que se ouve nas ruas do Mindelo e denuncia a protagonista do principal festival gastronómico da Ilha. O Kavala Fresk Festival convida os visitantes a sair às ruas e degustar pratos feitos à base da tradicional e nutritiva cavala. Além da gastronomia o festival tem também música, iniciativas culturais e turísticas, centradas na pesca, uma das principais atividades económicas de S. Vicente. Acontece anualmente num dos sábados de Julho. Em Agosto, mais concretamente na primeira Lua Cheia do mês, os caminhos levamnos até à Baía das Gatas. É aqui, nesta praia a norte da ilha que se realiza desde 1984 o maior festival de música de Cabo Verde, por onde já passaram milhares de artistas nacionais e internacionais. É possível acampar na praia durante o festival. Em Novembro é tempo de ir ao teatro. O Mindelact já se afirmou como um dos maiores festivais de teatro da África Ocidental. Dezenas de companhias de teatro e atores internacionais reúnem-se na cidade para uma semana de espetáculos; workshops; performances e muitas outras atividades teatrais. O Festival existe desde 1995 e acontecia no mês de Setembro, mas desde 2017 passou a realizar-se em Novembro.