santo-antao-imagem

O SÍMBOLO DA DIVERSIDADE PAISAGÍSTICA

O mar a rodeia e lhe oferece a pesca como em qualquer ilha. É a terra, porém, que mais a distingue de outras porque alimenta o corpo com uma generosidade invulgar quando comparada com as suas vizinhas de arquipélago, e também os olhos e a alma, por ser paleta de uma diversidade de paisagens que faz inveja ao pintor mais criativo. 

A tentação para ir mais longe, ao coração da natureza de Santo Antão, fica desperta. Para lhe aceder está disponível uma teia de caminhos e veredas que desvendam os vales cavados pela erosão nos vulcões, jovens e nem todos considerados extintos, as vastidões sombrias de basalto, as misteriosas caldeiras, as nobres montanhas da ilha, entre as quais se eleva o Tope da Coroa, gigante a roçar os dois mil metros, e, é bom de ver, o mar lá ao longe, quando as circunstâncias o permitem. A tentação de Santo Antão corre o mundo e atrai cada vez mais cidadãos de muitas origens. Chamam-lhe ecoturismo, aventura, mas todos os termos se juntam na ideia de um encontro com a paz de espírito, ainda que fatigando saudavelmente o corpo.

ONDE FICAR
Existe um hotel em Ponta do Sol e pensões e residenciais de qualidade a preço muito variáveis em Porto Novo, Ribeira Grande Ponta do Sol, Tarrafal de Monte Trigo e outras localidades.

EXPERIMENTE SABORES ÚNICOS…

ONDE COMER
A gastronomia da ilha é muito variada, tanto em pratos de peixe, como de carne. Uma das receitas tradicionais mais apreciadas é a caldeirada de cabrito com feijão. A doçaria também é rica; experimente o bolo de mel e sobretudo, não deixe de provar o grogue local, considerado o melhor de todo o arquipélago.

A oferta de restaurantes é satisfatória, mas, se preferir, pode tomar as refeições nos locais de hospedagem.

ONDE COMPRAR

Santo Antão produz o mais afamado grogue do arquipélago. Esta bebida alcoólica é conhecida como sendo a cachaça de Cabo verde.

Paul e Ribeira Grande são os lugares onde melhor se encontram este e outros produtos comerciais e de artesanato.

O visitante não deve perder a oportunidade de provar e abastecer-se de queijo de Santo Antão, um produto único, reconhecido há poucos anos como património mundial do gosto.

 queijo-santo-antao