ONDE TUDO COMEÇOU

Santiago é a maior ilha de Cabo Verde, a primeira a ser descoberta e onde habita hoje aproximadamente metade da população do país. Um mosaico composto por caboverdianos de todas as ilhas e emigrantes europeus, asiáticos e africanos que fazem da ilha e em especial da sua capital, Praia, um território cosmopolita, fértil em culturas, hábitos e tradições.

A ilha é servida por um aeroporto internacional – Nelson Mandela – que a liga à Europa,  América, África continental e a todas as ilhas do arquipélago. Há também um porto internacional, que recebe cruzeiros e de onde também partem navios para as ilhas.

Santiago é paragem obrigatória para quem quer conhecer a essência de Cabo Verde. Uma ilha em constante pulsar, com o seus mercados tradicionais, a sua história, paisagens deslumbrantes e uma capital com actividades durante todo o ano. É também aqui que fica a Cidade Velha, Património Mundial da Unesco, a primeira cidade construída por europeus a sul do Sahara e que assumiu funções de capital do país até 1770.

Conhecer Santiago é igualmente aventurar-se pela natureza em estado puro. Caminhar pelos trilhos da Serra Malagueta ou subir à verdejante vila de Rui Vaz e deslumbrar-se com a paisagem. A ilha tem uma zona litoral extensa, com encostas que se debruçam sobre o mar e proporcionam vistas de cortar a respiração.E porque não terminar a viagem com um mergulho revigorante numa das praias da ilha? Tarrafal, na ponta norte, zona balnear por excelência, está de braços abertos para receber os banhistas que visitam Santiago.

 

ONDE FICAR

Santiago tem uma oferta variada de hotéis, guesthouses e pensões. Sendo que na cidade da Praia se concentram as principais unidades hoteleiras, com ofertas diversificadas e adequadas a estadias de curta e longa duração; negócios ou lazer. No interior da ilha pode encontrar pequenos alojamentos de charme que proporcionam aos visitantes experiências diferenciadas e tiram partido das potencialidades locais.

 

ONDE COMER

Não há limites para o paladar de quem visita Santiago! A restauração da maior e mais cosmopolita ilha do arquipélago adaptou-se à sua população e oferece uma infindável opção de restaurantes.

Os pratos tradicionais são a cachupa, o cuscus, caldo de peixe e o marisco, obrigatórios nos menus crioulos, mas o visitante encontra várias outras propostas de cozinha internacional ou de fusão.

ONDE COMPRAR

Santiago oferece vários locais para comprar os tradicionais “recuerdos” de viagem. O artesanato da ilha é rico e tem a vantagem de poder ser adquirido diretamente nos produtores. Nos concelhos de São Miguel, Assomada e Santa Cruz encontra ateliers de vários artesãos que se dedicam à tecelagem, cestaria, bijuteria. O Tarrafal tem uma forte tradição em cerâmica que pode ser comprada na cooperativa de Trás os Montes. Em Rui Vaz encontra queijo de cabra tradicional, produzido na região. Há também uma vasta oferta de doces e licores feitos artesanalmente e que podem ser comprados nos mercados da ilha.

AVENTURE-SE

Entre a cidade, o campo e o mar

Santiago é mistura! Mistura de gentes, de ambientes, de vivências. Uma só ilha e tanto para explorar. Da zona urbana, ao campo, passando pelas praias, ou pelo património construído, diversidade é palavra de ordem.

Na Praia, a capital do país, tradição e modernidade fundem-se numa cidade onde a arquitetura do período colonial convive com novos edifícios de estilo modernista. O Plateau é a zona histórica por excelência. Aqui nasceu a cidade há mais de 400 anos e é aqui que ainda hoje se situa o coração da Praia. No Plateau encontra o tradicional mercado, uma rua pedonal povoada de bares, esplanadas, restaurantes, lojas de artesanato, a igreja matriz, o museu etnográfico, a praça central e várias outras atrações.

A NÃO PERDER

Rua Pedonal do Plateau – Praia, Igreja de Nossa Senhora da Graça – Praia, Farol de Maria Pia – Praia, Rua de Arte – Praia, Museu de Arqueologia – Praia, Sé Catedral – Cidade Velha, Fortaleza Real de S. Filipe – Cidade Velha, Baía da Calheta de S. Martinho, Aldeia Artística de Porto Madeira – Santa Cruz, Comunidade dos Rabelados de Espinho Branco – Tarrafal, Mercado Municipal da Assomada – Santa Catarina, Praia do Mangui – Tarrafal.