CLIMA

Apesar da acção moderadora do oceano e dos ventos alíseos, o clima de Cabo Verde mantém as características da zona sub-saheliana e tropical que lhe correspondem no continente africano, tratando-se de um clima árido ou semi-árido.

As oscilações da temperatura do ar e das águas são mínimas ao longo do ano e, em ambos os casos, situam-se em média sempre acima dos 22 graus centígrados.

As temperaturas médias do ar variam entre os 22 graus no período correspondente ao Inverno e os 27 graus no Verão; quanto às temperaturas médias da água oscilam entre os 22 no Inverno e os 25 no Verão.

O Sol é uma presença permanente durante todo o ano sobre um arquipélago onde a escassez das chuvas é um problema tradicional, gerando verdadeiros prodígios de imaginação nas tarefas de aprovisionamento de um líquido que é um bem precioso.

Como é próprio dos climas tropicais, existem de facto duas estações do ano em Cabo Verde: a das chuvas, de Agosto a Outubro; e a da seca ou das brisas, de Novembro a Julho. As ilhas mais acidentadas, Santiago, Santo Antão e Fogo, são, ainda assim, as que menos podem queixar-se da escassez de pluviosidade.