ONDE TUDO COMEÇOU

Foi a partir da ilha do Sal que Cabo Verde começou a despoletar para o turismo, na década de 60 do século passado. Naquela altura a famosa praia de Santa Maria era ainda um privilégio de poucos, mas hoje é o paraíso preferido de milhares de turistas que anualmente visitam Cabo Verde, e uma imagem obrigatória em qualquer postal turístico das ilhas.

Do primeiro hotel “Morabeza”, a ilha passou acolher o maior número de resorts do país e é também a maior porta de entrada de turistas em Cabo Verde, a par da Boavista.

Com a demanda turística cresceu também o investimento privado estrangeiro no sector. Italianos, portugueses, ingleses, espanhóis e muitos cidadãos da Costa Ocidental Africana fazem com que esta ilha tenha uma identidade multicultural. Por isso mesmo é também conhecida como a ilha “mais europeia” de Cabo Verde, mas onde prevalece muito daquilo que é o ser e o viver do cabo-verdiano.

 

ONDE FICAR

Embora Sal seja famoso pelos seus resorts all inclusive, situados todos na orla marítima, com acesso às praias, a ilha tem uma vasta oferta de alojamentos. Sobretudo em Santa Maria, onde há várias residenciais e aparthotéis, procurados pelos amantes dos desportos náuticos. Tendo em conta a procura, o ideal é fazer reservas antes de chegar à ilha.

 

ONDE COMER 

Se há ilha onde não faltam locais para comer, é no Sal. Quer em Espargos, quer em Santa Maria, a oferta é variada, com gastronomia de várias paragens. Em Santa Maria tanto poderá comer uma pizza ou pasta italiana, como um taco “mexicano”, ou um arroz de marisco, onde não faltará lagosta. A oferta é muita, mas a procura também. Se for época alta previna-se e faça reserva.

 

ONDE COMPRAR 

Existem várias lojas e alguns mercados de artesanato espalhados por Santa Maria, mas também em Espargos e Palmeira. A oferta de produtos é variada e vai desde o grogue de Cabo Verde, ao Vinho do Fogo, passando por quadros, esculturas e outros objectos decorativos. Sem contar com bijuterias e vestuário customizado com tecido africano. Acredite que no Sal o difícil é mesmo escolher.

 

DESPORTOS NAÚTICOS

Famosa pelas suas ondas, e pela riqueza marinha, a ilha do Sal é o paraíso dos desportos náuticos e, por isso, a mais procurada do país para a prática de várias modalidades. Surf, windsurf, kitesurf, padlle, mergulho, pesca submarina são só algumas. Não faltam lojas de alugar de material e serviços de instrutores para principiantes nas diferentes modalidades disponíveis em Santa Maria.

Em pouco mais de 5 minutos de carro, a partir de Santa Maria pode chegar à “Kitebeach”, um paraíso dedicado aos amantes da modalidade, propriedade de um dos ex-campeões mundiais Mitu Monteiro. A Praia de Pronta Preta é também famosa pelas suas ondas, propícias a manobras de Kite e Windsurf.