sal-imagem

E DO DESERTO SE FEZ PRAZER

As nuvens de areia que os ventos roubam ao deserto do Saara e arrastam sobre o Atlântico contribuem para as delícias dos turistas de todo o mundo que em tempos mais ou menos recentes descobriram a ilha cabo-verdiana do Sal. Não deverá dizer-se que há males que vêm por bem, mas a redução drástica da exportação do sal, a partir do início dos anos oitenta do século passado, foi logo compensada pela fruição das longas e magníficas praias salenses por cidadãos que amam a natureza e as viagens.

Vista do avião, a ilha do Sal exibe uma paisagem lunar, ainda que menos acidentada do que as do satélite da Terra. A aridez desértica, que nos faz lembrar recordar imagens do Saara, é susceptível de evocar um fenómeno de ruptura e deslocação de terras através do Atlântico, à imagem da Jangada de Pedra de Saramago.

sal-imagem-texto

Os amantes das praias de areias brancas e limpas estendidas por quilómetros à beira de águas tépidas encontram no Sal o que desejam, desde a natureza pura, intocada, aos requintes dos hotéis vocacionados para adivinhar os desejos dos hóspedes.

As nuvens de areia, a bruma seca como aqui lhe chamam, continuam a chegar e nem sempre são olhadas com descontentamento – pelo menos as suas consequências. Os areais são renovados, os ventos que as trazem animam os windfurfistas e outros praticantes radicais como os de kite surf, e os mares agitados suscitam as euforias dos novos caminhantes sobre as águas, os surfistas.

surf-ilha-do-sal

ONDE FICAR

A oferta de hotéis, aparthotéis, pensões e residenciais é muito variada e concentra-se principalmente em Santa Maria, embora em Espargos existam alternativas mais baratas e na Murdeira haja um aldeamento turístico.

ONDE COMER

Tal como sucede com os alojamentos, também os restaurantes e bares se concentram em Santa Maria e em Espargos, com clara vantagem para a primeira. A maioria dos visitantes frequenta os restaurantes situados na pracinha de Santa Maria. Aconselhamos que se aventure nas ruas traseiras, ou nos restaurantes situados à beira-mar, onde se cozinha bom peixe grelhado. Os hotéis dispõem de bons restaurantes com música ao vivo.